PEREGRINAÇÃO EM 2019






Caro peregrino 

Convidamos para 2019

MAIO

LA VERNA x ASSIS
Caminhada a pé

Caminho Franciscano da Paz
Itinerante

Percorremos em expansão os passos de São Francisco de Assis na Itália, entre La Verna á Assis\ 200 km a pé, contemplando os bosques floridos e locais  permeando de  historia, ensinamento e espiritualidade na mais linda estação do ano, “primavera”.

Saida do Brasil: 01\05\19    Retorno :14\05\19

Total de dias : 14    Noites: 12

Para maiores informações entre em contato:
Tel: 31-32257261 

******************************************

SETEMBRO|OUTUBRO

 Capitolo delle Stuoie 
(Capitulo das Esteiras)

Saida do Brasil: 26\09\2019  \\ Retorno:10\10\2019
Total de dias:15  Noites:13

O Caminho Franciscano da Paz, no desejo de voltar ao Espírito das Origens, convida para juntos revivermos este evento cheio de graça e ternura, num grande encontro relembrando o “Capitolo delle Stuoie”, realizado por São Francisco de Assis em 1221.

O retiro se fixará em determinadas cidades do caminho por 2 ou 3 dias  e ao entorno faremos pequenas caminhadas, vivenciando os passos do santo é aberto a pessoas de todas as idades e crenças, caminhantes ou não caminhantes que se interessam pelo estudo da alma humana, e se empenham em desenvolver a própria consciência através de um caminho de paz, relembrando o tempo em que Francisco e seus seguidores se reuniam de dois em dois anos em retiro.

Conteúdo do Retiro Espiritual;
Valorizar a introspecção e o silencio com um olhar carinhoso para com o próximo e toda a criação, voltado a todos com o propósito de imersão as propostas deixadas por São Francisco, visitando os lugares onde ele viveu e desenvolveu seus ensinamentos, estabelecendo um diálogo  sobre termos do trinômio “Fraternidade, Menoridade e Amor”, meditando, praticando a troca de cura energética e iniciando os estudos de  autoconhecimento e autoanalise com  base nos ensinamentos dos Padres do Deserto.

O estudo de Francisco é atual e necessário, o olhar de reverência e participação na natureza nasceu em seus ensinamentos e vida. Suas propostas permanecem como uma luz em nosso caminho de cura e integração.

Iniciaremos nossa jornada pelo Valle Reatina onde o santo encontrou refúgio da vaidade do mundo, ali viveu sua “Fraternidade” encontrou pessoas simples e perto de sua mensagem. Portanto, esta planície esplêndida, cercada por colinas e montanhas, era desde então chamada Valle Santa. São Francisco escolheu o Vale Sagrado para fazer três gestos fundamentais de sua vida e espiritualidade: em 1223 organizou o primeiro presépio do cristianismo, no mesmo ano em que escreveu a Regra definitiva da Ordem e, provavelmente compôs o hino muito terno que é o Cântico das Criaturas.

Depois prosseguiremos para Assis cidade natal, onde nasceu, viveu e morreu. Francisco  como todo jovem viveu toda a sua “Menoridade”, desfrutou de alegrias e viveu seus anseios e conflitos espirituais peregrinando pelos campos aos pés do Monte Subásio, pedindo  ardentemente por  respostas,  recebe o  chamado de Deus através da Cruz de São Damião  tornando-se,   “Il poverello d`Assisi”.E  em 1226 quando já muito doente, sente que sua “ irmã morte” estava próxima,  pede para ser conduzido em maca á sua amada Porciúncula, passa pela Chiesa de San Damião para se despedir de quem  tanto o amou, o seguiu e o aconselhou, Santa Clara  e em seguida se volta  para a cidade de Assis, a abençoa como local de cura e salvação a todos que por nela passarem.

E por final terminaremos nossa jornada em La Verna que no verão de 1224, São Francisco retirou-se  para seus habituais períodos de meditação e oração. Durante sua estada, ele pediu a Deus para poder participar com todo o seu ser na Paixão de Cristo, um mistério de “Amor” .O Senhor ouviu-o e apareceu-lhe na forma de um serafim crucificado, deixando-lhe os selos da sua paixão como um presente. Assim, Francisco tornou-se também exteriormente a imagem de Cristo a quem ele já se assemelhava com seu coração e sua vida.

O evento dos estigmas é o exemplo de “ Amor” mais precioso que Francisco dá aos frades de La Verna. O legado de São Francisco, além de envolver pessoalmente cada frade, torna-se também a principal mensagem que a comunidade deseja transmitir a todos os que visitam La Verna.

O retiro será ministrado por Ana Lucia Mattiolli Noceti, fundadora do Caminho Franciscano da Paz (2001), missionaria e estudiosa da espiritualidade mística de São Francisco, pratica diversas técnicas de cura com as mãos, linguagens terapêuticas de meditação sobre o fundamento  dos Padres do Deserto e professora de leitura analítica junguiana do Tarot. Utiliza seus conhecimentos para cursos, retiros e palestras. E, de toda experiência que reuniu em diversos campos de conhecimento e práticas de cura a mais de 30 anos, coloca em seus ensinamentos o desafio de meditar sempre na alma humana, como também em nosso tempo e suas relações, elaborando novas propostas para o mundo que esteja  aliado a um sentido integrado capaz de respeitar tudo o que nos distingue e nos une.

Por isso, convidamos todos a preparar o coração, a mochila e tomar a estrada em 2019 rumo a nossa amada Porciúncula - Assis/ Itália, onde estaremos no dia em 04/10, data comemorativa de São Francisco.
Sejam bem-vindos!

Para maiores informações entre em contato:
Tel: 31-32257261 




**********