QUAL É O CAMINHO OFICIAL






Caro peregrino
  
Atendendo às suas dúvidas, desejo prestar algumas informações para esclarecer também outras dúvidas que corriqueiramente aparecem nos grupos de peregrinos: não existe um caminho OFICIAL de São Francisco de Assis. Todos os caminhos, na realidade, são seguimentos da história da vida dele.

O que acontece é que, por volta de 2006 ou um pouco antes, a peregrina italiana Angela Serachioli, percorrendo o caminho de Santiago, teve uma inspiração de construir um caminho a pé de São Francisco e, quando voltou para a Itália, se colocou de corpo e alma a estudar e elaborar uma rota. Para tanto, estudou a Fonte Franciscana, a qual é considerada a Bíblia dos Franciscanos, e uniu as cidades e histórias que foram mais importantes na vida do Santo. Assim, criou a rota de La Verna x Assis, cujo percurso é de 200 km, e também de Assis x Poggio Bustone, igualmente de 200 km. Após ter construído as rotas, exercendo o seu ofício de escritora, Angela elaborou um guia chamado “Di qui passo Francesco”, onde o peregrino encontra detalhes da rota e hospedagem, além de referências sobre as informações históricas, pontuando o local de cada etapa. Fundou, ainda, em Assis a “Associação Di qui passo Francesco”, além de elaborar uma credencial onde o peregrino a timbra em cada etapa. O que ocorreu, na verdade, é que Angela foi à pioneira da construção do caminho de Francisco.

Porém, de lá para cá, após grandes divulgações pela mídia e pela própria dedicação de Angela, foram surgindo outros grupos e vertentes do caminho, os quais também oferecem suas credenciais e sites. Tanto é assim que, quando buscamos informações do caminho, hoje surgem vários sites italianos com nomes variados apresentando diversos caminhos, que acabam cruzando por etapas que estão no guia da Angela.

Outro detalhe importante é o Testemunho (Certificado foto abaixo) que se retira em Assis. Alguns destes novos seguimentos de caminho o oferecem, mas o certificado verdadeiro de peregrino é retirado no Santuário de São Francisco, em Assis, o qual é oferecido para qualquer peregrino que tenha caminhado 100km ate Assis a pé com qualquer credencial timbrada.

Você deve estar se perguntando: “então, não existe um caminho de Francisco oficial?”. E te respondo que não, porque São Francisco foi um peregrino missionário que caminhou por toda a Itália, em diversas cidades e povoados, assim como também caminhou por outros países. Com efeito, a missão de Francisco era difundir o evangelho num sentido maior de amor e paz entre os povos e nações, razão pela qual seria impossível criar um caminho oficial, já que viraria uma teia ou um emaranhado de trilhas por toda a parte da Itália e países.

E agora você pergunta: “E você, Ana Lucia, onde entra nesta história?”

Eu me tornei uma discípula de São Francisco em 2001, quando, indo a Assis\ Itália pela primeira vez, vivenciei uma grande experiência, que me fez voltar para o Brasil com uma linda missão, a saber, de levar a todos a espiritualidade mística do Santo. Por isso, comecei a organizar pequenos grupos e conduzi-los para Assis. Depois de aproximadamente seis anos fazendo este trabalho missionário, chegou ao meu conhecimento por um e-mail em italiano a informação sobre um caminho franciscano recém-inaugurado: o da Angela Serachioli. Não resisti à tamanha emoção e fui à Itália; busquei informações e conheci a Angela; percorri o caminho. Tamanha foi a minha emoção vivida pelos dias no caminho que, quando voltei para o Brasil, me coloquei de corpo e alma na divulgação da rota, me tornando a primeira divulgadora no Brasil dos passos de Francisco. Nesse sentido, fui pioneira, pois, até então, nenhum brasileiro sabia ou obtinha informação sobre o caminho de São Francisco de Assis.

E, de lá para cá, no total, já faz dezenove anos que sou discípula e missionária de Francisco e há onze anos divulgo o caminho de São Francisco de Assis no Brasil. Por ser um caminho novo, de praticamente 12 anos, ainda é muito primitivo: as sinalizações às vezes se perdem; em questão de hospedagem, há ainda uma precariedade; e não ainda se encontram tantos peregrinos pelas etapas. Por isso, aconselho sempre ao peregrino que desejar percorrer o caminho, que ele primeiro deve buscar todo o conhecimento necessário e deve estar equipado com GPS, mapa da região e celular. Afinal, é muito fácil de se perder, considerando que é um caminho de dificuldade média\máxima.

Por essas dificuldades, a partir de 2007, me tornei missionária e facilitadora do caminho, escolhendo seguir a rota de Angela do guia “Di qui passo Francesco”, por ser, para mim, a mais bonita e que melhor reflete a verdadeira história do Santo. Então, comecei a convidar alguns amigos italianos peregrinos para junto comigo participar desta missão, passando a divulgar e convidar pequenos grupos de peregrinos brasileiros oferecendo todo o apoio e logística com guia, para percorrer com tranquilidade e com a possibilidade de vivenciar espiritualmente os passos e história de “Francisco”, independentemente de crença e religiosidade.

Além disso, hoje no Brasil já existe o guia em idioma português, que se chama “Por aqui passou Francisco” da Editora Martins Fontes, porem esteja atento, pois, se tratando de um guia, as informações de valores são variáveis e também alguma rota pode ser mudada dependendo do clima e estação ou da própria natureza.

Bom, caro peregrino, espero que eu, humildemente, tenha podido esclarecer o que realmente é o Caminho de Francisco e me coloco aqui para esclarecimento de qualquer  outra dúvida ou ajuda em auxílio ao seu desejo em percorrer os passos de Francisco sozinho ou conosco.
Que Francisco o abençoe e guie sua vida e passos com plenitude e amor!
Fraterno abraço.....
Ana Lucia Mattiolli Noceti