Fontes Franciscanas e Clarianas

Editora: Vozes \ Idioma : português Frei Celso Marcio Texeira (org)


Para qualquer estudo de valor histórico, também é fundamental ir buscar as informações nas suas fontes. Falando em Fontes Franciscanas, queremos saber qual a melhor forma de ter informações genuinas sobre São Francisco de Assis e o movimento franciscano. A nova edição das Fontes Franciscanas e Clarianas tem o propósito de ser o mais fiel possível aos originais, no entanto, quis ser uma edição de cunho pastoral, sem aparato crítico especial, pois não se destina prioritariamente aos estudiosos, mas à formação inicial e permanente dos franciscanos e franciscanas do Brasil.


******

_____________________________________________________



A filosofia do Caminho Franciscano da Paz


Acredita na consciência - ecológica, pacifista, energética e criadora de todo o ser humano sendo a mesma vivenciada por Francisco de Assis. Talvez utopicamente possamos acreditar que buscando... Tenhamos uma civilização bem mais humana, com pessoas mais conscientes, com visão do significado viver, somando para uma vida melhor, e definitivamente, com cabeças mais saudáveis. O nosso relacionamento com a Natureza tem como princípio inspirador à fé , que é a fonte de toda a criação e de toda a vida, donde procede ao homem e a natureza.


O nosso relacionamento com a Natureza inspira-se também na relação com o Criador que se manifesta na Criação e nos faz respeitar valores superiores aos que o Positivismo descobre, na sua investigação puramente experimental.


O nosso relacionamento com a Natureza, finalmente, inspira-se na Sabedoria Eterna do Criador, donde procede toda a verdade, bondade e beleza das criaturas.


O nosso relacionamento com a Natureza é de simpatia, de admiração, de comunhão, de gratidão, sem domínio nem possessão, vendo, como num espelho, nos outros seres criados, mesmo irracionais, inanimados e insensíveis, o reflexo da sublime dignidade humana e da infinita Beleza do Criador.


_________________________________________